domingo, 22 de fevereiro de 2009

Relação entre os lugares

Objetivo: - Levar o aluno a conhecer e localizar os diferentes e distantes lugares de onde partem os produtos que chegam até as nossas casas; Diferenciar produto e marcas de produtos.
O que espero do aluno: Que ele aprenda a ler as embalagens dos produtos; a localizar no mapa os lugares selecionados; a montar e a ler uma tabela e um gráfico;
Desenvolvimento: - levar embalagens de produtos variados para aula;
montar uma tabela no caderno;localizar as informações nas embalagens ( nome do produto, empresa que produz, município e estado onde foi produzido ); trabalhar individualmente e em grupo ao mesmo tempo ( os alunos podem se organizar a vontade, em duplas ou grupos, mas cada aluno tem que ter o exercício no caderno); os alunos podem e devem trocar embalagens e informações ( é permitido o andar pela sala, para que eles troquem informações );montar um gráfico com as suas informações ( individual e caderno – dados da tabela, marcar apenas estados );

a-)Primeira conclusão ( Responder as questões );
-Formar grupos ( de 8 a 10 alunos ) para montar uma nova tabela, agora com os municípios do estado mais citado ( prestar atenção para não marcar duas vezes o mesmo produto que foi utilizado por dois ou mais alunos );
-Localizar no mapa do estado ( mapa grande ) os lugares;
- Fazer símbolos para localização;

Questões ( 1ª conclusão )
1-Qual foi o estado mais citado?
2-Por quê?
3-Quais estados não foram citados?
4-Será que eles não estão presentes em nosso dia-a-dia?
5-O que eles (estados não citados )produzem ? (pesquisa )

b-) Segunda conclusão
Questões ( 2ª conclusão )
1-Qual foi o município mais citado?
2- Por quê?
3- Qual região foi a mais citada?
4-Moramos próximos ou não dessa região?
5-As embalagens usadas no exercício eram de quais tipos de produtos?
6-Esses produtos precisam ou não estar perto de seus consumidores?
7-Como vocês acham que eles chegaram até as nossas casas? ( meio de transportes )

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