segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Educação ambiental

Essa atividade ainda não coloquei em prática, irei faze-la agora esse ano, mas adorei assim que li.
Ela foi citada no material Vamos Cuidar do Brasil sobre a Conferência de Meio Ambiente na escola e assim:
1- Peguem dois tabuleiros de metal ou plástico.Furem ambos em uma das laterais menores, bem perto do fundo.Vedem esse furo com uma pedra, rolha ou tampa.
2- Coloquem terra nos dois tabuleiros até quase a borda.Em um deles, semeiem plantinhas de fácil crescimento - pode ser capim, alpiste, milho, etc de rápido crescimento.Deixem em um local onde haja sol pelo menos algumas horas por dia, para facilitar o crescimento das plantas, e reguem sempre que necessário.Guardem o outro tabuleiro sem sementes.
3- Quando as plantas do primeiro tabuleiro tiverem crescido cerca de 1 palmo de altura, coloquem os dois, um ao lado do outro, com uma leve inclinação, deixando o furo tampado na parte da frente.
4- Demonstração. Despejem bastante água com regador em cima dos tabuleiros, simulando uma boa chuva.Observem como a água escorre sobre a terra e parte dela escoa para fora, pela lateral mais baixa dos tabuleiros.No plantado, ela sairá limpída, em menor quantidade.No outro, sairá em maior quantidade ( enxurrada) e turva ( lixiviação).
5- Discussão.Depois de regar, esperem uns 15 minutos, destampem o furo e verifiquem que se há água que drenou para o fundo do tabuleiro.Observem a diferença da água que sai pelo furo.No tabuleiro com a cobertura vegetal , ela é em maior quantidade ( penetrou no solo) e límpida.No outro, a água é pouquinha e turva. Podemos concluir que o solo se mantém melhor no tabuleiro que tem cobertura vegetal.No outro,a água, em vez de penetrar no solo, causa mais erosão - que é uma perda do solo - e fica poluída ( barrenta).Com essa simulação de chuva em dois tipos de terrenos comprova-se alguns fatos:
- se o solo está exposto a chuva pode provocar perda de fertilidade;- como se dá o turvamento das águas e o assoreamento dos rios;- como as matas ciliares permitem a drenagem da água da chuva, que entra mais limpa nos rios.Pode-se fazer um terceiro tabuleiro, impermeável, com a terra bem socada e coberta por piche ou tinta plástica, para demonstar que, com o solo asfaltado, as enxurrdas e enchentes aumentam, carregando lixo para os rios.

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