segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O JOGO DAS PLACAS

Uma atividade que faço e faz o maior sucesso é uma "avaliação de grupo", o jogo das placas.Adaptei essa atividade que li em um livro didático alguns anos atrás e é assim:
1- Os alunos formam os grupos ( de preferência de 4 alunos, não mais e não menos do que três );
2- Cada equipe faz quatro placas ( VV, FF, FV, VF ) - V é verdadeiro e F , falso;
3- Em quanto isso faço na lousa um quadro onde vou marcar os pontos dos grupos ( na horizontal os pontos 1 a 10 e na vertical os números dos grupos 1,2,3,...);
4- Na sequência explico as regras para todos :
a- Silêncio para ouvir as questões e para o colega do grupo do lado não escutar a resposta;
b- As questões serão lidas duas vezes e só depois pode ocorrer a discussão de qual é a resposta;
c- Cada questão tem duas afirmações que podem ser falsas ou verdadeiras e dou um exemplo ( a-) A capital do Brasil é Rio de Janeiro b-) A capital de Minas Gerais é Belo Horizonte);
d- Após discutirem devem escolher uma placa para levantar após o meu sinal ( no meu exemplo acima seria a placa FV );
e- Só pode levantar a placa no meu sinal , ou seja, após o 3 e todos devem levantar apenas uma placa e ao mesmo tempo, caso contrário o grupo perde o ponto;
f- O grupo que acertar a resposta fica com a mão levantada até a marcação do ponto na lousa.
g- Não pode gritar ou bater em carteiras;
5-Uso um contéudo para fazer esse jogo, geralmente Brasil ( estados e capitais ).Nesse caso há sempre um mapa em branco ou com alguns números que uso nas afirmações.
6- O objetivo dessa avaliação não é o contéudo, apesar dele ser cobrado e sim o trabalho em grupo.Com sempre os "bons" alunos formam suas panelas, pois estudaram e os "pestinhas" ninguém quer no grupo e aí formam "aquele grupo"!É comum o grupo dos "pestinhas" irem melhor sem estudar na avaliação do que os bons alunos, sabe por que?Os "bons" alunos muitas vezes não sabem trabalhar em grupo e brigas são comuns.
7- Portanto outro objetivo é saber ouvir o próximo. ( Procuro deixar claro isso , pois como disse anteriormente, "bons " alunos nem sempre sabem dividir ou perder, é preciso trabalhar isso em sala de aula com todos )

2 comentários: