quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Atividade sobre migração

Essa atividade é adaptada do material Ensinar e Aprender -Geografia que foi utilizado no projeto de Correção de Fluxo em São Paulo.
O tema é migração e trabalho ocorre da seguinte maneira:
1- Os alunos sentam em duplas ou pequenos grupos ( deixe-os a vontade para arrumarem os parceiros);
2- Entrega-se os textos ( 1 e 2 ) para primeira leitura (que pode ser em feita pelo professor ou não );
3- Orientar a primeira etapa ( linha do tempo* );
4- Feita a primeira etapa passar para as próximas ;
5- O professor deve sempre estar passando pelos grupos para auxiliá-los ( principalmente no texto 2 ).

* A linha do tempo - Os alunos devem fazer uma linha do tempo para a história 1 e outra separada para a história 2.Depois fazer uma única linha do tempo com as duas histórias.

História de Vida 1 –
Depoimento de João Silva Souza
(aluno trabalhador de curso noturno)

No ano de 1962 foi o meu nascimento, no município de Batatais,SP.Morei nessa cidade até 1966, e depois o meu pai resolveu migrar para a cidade de Mococa, no mesmo estado.
Sendo o meu pai agricultor, ele trabalhava na lavoura de café, milho e feijão.
Eu e mais quatro irmãos moramos nessa região até o ano de 1981.
Devido às terras terem ficado sem força de produzir, o pai resolveu vender a propriedade que ele tinha e comprou outra no estado vizinho ( Minas Gerais, Guaxupé).
No ano de 1981, migramos para esse território e moramos ali por um período de 10 anos.
Nesse espaço de dez anos as terras eram muito boas, de ótima produção.Achamos que dali nós não precisávamos mudar mais.
Mas, as terras perderam a fertilidade, aumentaram os gastos, com menos lucros; para obter um lucro maior , era preciso corrigir o solo, com calcário e muitos fertilizantes.nós queríamos fazer essa tentativa, mas era só prejuízo, porque os preços das lavouras colhidas eram muito baixos.
O governo, tanto Federal quanto Estadual, não dava o preço na agricultura.Só no ano que faltava mercadoria para a exportação pagavam um pouco mais.As lavouras eram soja,milho, mandioca...
E assim em 1991, o único jeito foi vender a propriedade.Não houve mais alternativa para nós na lavoura.
E mudamos aqui para esta cidade( Franca), onde estamos trabalhando com calçados , até o dia de hoje, no ano de 2004.

História de Vida 2 –
Depoimento de José Carlos dos Santos, em 2003
(aluno trabalhador de curso noturno)

Nasci em uma fazenda no interior de São Paulo, no dia 16/08/1972. Eu era o quarto entre os cinco irmãos de minha família.Fui registrado no município de Pirajuí, São Paulo.
Depois meus pais foram para um sítio, trabalhar na agricultura, em um outro município, Garça (SP).Ficamos lá até os meus quatro anos.
O meu pai, pensando em melhorar a vida de nossa família, resolveu que mudaríamos novamente.Desta vez para Bauru. A lida com a lavoura não era fácil, quando não era seca era chuva demais e quando o tempo era bom, os preços dos produtos colhidos mal davam para pagar as despesas.isso deixou meu pai desanimado.
Eu já estava com dez anos, quando meu pai resolveu mudar para a cidade.
Trabalhei como entregador de jornais, ajudante de mecânico, guarda-mirim e até contínuo em um banco.
Meu irmão já tinha vindo para Piracicaba, a procura de melhora.E eu resolvi vir também.
Cheguei aqui em setembro de 1985.No dia seguinte fui a uma Fábrica de Papel e Papelão.
Comecei a trabalhar como ajudante de produção, e depois, com o tempo fui promovido como auxiliar químico.Eu era esforçado e queria aprender mais, , fui em frente.
Apareceu a oportunidade de ser encarregado de produção.Eu era jovem, mas tinha a confiança e o apoio dos meus superiores.fui melhorando e adquirindo experiência prática dentro da empresa.
Trabalhei muito e recebi uma promoção, o cargo de gerente de produção.
Atualmente estou terminando o Telecurso 2000 Ensino Médio.Estou encarando com seriedade, para me aprimorar como pessoa e como profissional.

Etapas:
1-Marque na linha do tempo os principais fatos narrados por João.Não se esqueça de indicar os diferentes lugares onde os fatos aconteceram.
2-Faça agora um anova linha do tempo agora com a vida de José.
3- Responda:
Época das migrações: João __________________ José___________
Época do êxodo rural:João____________ José ________
4- Motivo das migrações
João ________ José ________
5-Em busca de melhores condições de vida e trabalho João e José e suas famílias viveram em diversos municípios.Consultando um mapa político do estado de São Paulo, indique no mapa ( que pode ser copiado com folha de seda ) os municípios mencionados nos textos e trace os caminhos percorrido pelos personagens.Não se esqueça de traçar cada família com uma cor diferente, além de colocar um nome no mapa.
Tempo previsto: 3 a 4 aulas
Objetivos: Trabalho em equipes ( ouvir , ajudar o colega), trabalhar a leitura e retirar informações do texto ( que nem sempre estão "na cara" ) .
Espero comentários, tá bom!

Um comentário:

  1. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir