domingo, 2 de fevereiro de 2014

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O 6º ANO

Como não consegui colar todas as imagens , mapa e gráfico vou citar os sites onde é possível encontrá-las, aliás é de onde copiei parte dessas questões.

-  http://pt.slideshare.net/FernandaFirmino/2avaliacao-diagnosticadegeografia6oano
- http://pt.slideshare.net/claudiarocosta/diagnostica-geografia-6ano-111
-http://sreitajuba.educacao.mg.gov.br/images/stories/documentos/DIRE/2avaliacao-diagnostica-de-geografia-6oano.pdf

O cabeçalho abaixo uso em todas as minhas avaliações , acrescento também o valor delas.

brasaoE.E.__________________________

Avaliação diagnóstica de: Geografia               Professora:  _____________                                                          
 Nome: ________________________ Nº ___ - 6º ano____     ___ / ___ / 2014



FAÇA COM BASTANTE ATENÇÃO E CALMA !

1- Apesar dos direitos sociais serem garantidos por lei, muitos brasileiros são privados de ter uma alimentação de qualidade, uma moradia digna e acesso a lugares de lazer. Diante dessa realidade, percebemos que os direitos registrados na Constituição Brasileira e na Declaração Universal dos Direitos Humanos não estão sendo devidamente assegurados em nosso País. Contudo cabe a cada um de nós, cidadãos, lutar para que estas leis sejam colocadas em prática.

Fonte:http://danielvazquez.wordpress.com/category/politica-social

Em relação ao texto podemos afirmar que:

A- Toda pessoa que trabalha muitas horas por dia não podem ter direitos sociais.
B- Os nossos governantes empenham muito nesses problemas sociais.
C- Somente as pessoas pobres desfrutam dos direito sociais. .
D- Independente da classe social, todos tem direitos de morar, trabalhar, estudar, viver bem .

 2-Cada lugar possui uma particularidade, ou seja, uma característica que o distingue dos demais lugares existentes em nosso planeta. As características de um lugar reveladas em suas paisagens resultam da existência e da combinação de um conjunto de elementos diferentes. Esses elementos podem ser naturais ou culturais.

Observando as paisagens podemos dizer que:

Usar as imagens do livro didático.Página ________


A- A primeira imagem mostra apenas elementos culturais.
B- A segunda imagem tem somente elementos naturais.
C- A primeira imagem tem elementos naturais e a segunda imagem elementos culturais.
D-As duas imagens tem apenas elementos naturais.

 3- O Brasil no Mundo

Mariana tem 10 anos e vive no Brasil. Seu primo de 15 anos, também brasileiro, vive nos Estados Unidos da America desde que tinha 4 anos.Mariana gosta muito do primo,mas eles se encontram poucas vezes,pois moram longe.Para matar a saudade, eles conversam por telefone e principalmente pela internet.

Fonte imagem e texto: Livro “Coleção Plural Geografia 5ºano-Ensino Fundamental” Elian Alabi Lucci / Anselmo Lazar Branco/ PG.17 Editora Saraiva

Percebemos que Mariana mantém relação com diferentes países, mesmo sem sair do Brasil.
A comunicação é feita por :

A-Fax e Telefone.
B-Carta e Computador .
C-Bilhete e Telefone.
D-Telefone e Computador.

4-

De acordo com a numeração dos continentes marque a opção correta

A- 1- África; 2-Europa; 3-Ásia; 4-Antártica; 5-América; 6-Oceania

B- 1 - América; 2-Europa; 3-Ásia; 4- Antártica; 5- África; 6-Oceania

C- 1-Europa; 2-África; 3- Ásia; 4- Oceania; 5-Ásia; 6-Antártica

D- 6- Oceania; 5-África; 4-Antártica; 3-Europa; 2-Ásia; 1-América

5-A preservação do patrimônio natural da humanidade depende exclusivamente de cada um de nós. Portanto, devemos fazer uma escolha: vamos continuar a viver destruindo progressivamente a natureza ou buscaremos viver em harmonia com ela?

A mensagem que a imagem da chapeuzinho vermelho nos passa é que:



A- O homem está cuidando muito bem da natureza.
B- Que chapeuzinho vermelho está feliz com tantas árvores cortadas.
C- Que essa é a história que vamos contar para nossos filhos se não cuidarmos da natureza.
D- Que essa é a história que vamos contar para nossos filhos porque as historinhas infantis sempre mudam.

 6-Os meios de transporte são muito importantes para atividades econômicas e a qualidade de vida da população. O investimento em meios de transportes mais baratos e menos poluentes traz benefícios para a sociedade.

Fonte:ANTT,Agência Nacional de Transportes Terrestres,2000 ( gráfico ).
Fonte Texto: Livro“Coleções Fazendo e Compreendendo 5º ano-Ensino Fundamental”Sonia Castellar / Ernesta Zamboni/PG.118 Editora Saraiva.

De acordo com o gráfico acima, qual é o tipo de transporte mais utilizado no Brasil

A- Ferroviário.
B- Rodoviário.
C- Hidroviário.
D- outros

7- Use o mapa da página ____________ do livro didático.

a-) Qual é o título do mapa ? __________________________________

__________________________________________________________

b-) ( Aqui escolho uma questão relacionada a leitura do mapa que estou usando ).
Exemplo: Qual país produz mais aço ou possui mais disponiblidade de água ...
__________________________________________________________

__________________________________________________________

8- Descreva o lugar onde você mora.

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

__________________________________________________________

 HABILIDADES ESPERADA EM CADA QUESTÃO


QUESTÃO
HABILIDADE
1
H-28 -Identificar situações nas quais os direitos básicos dos cidadãos não são usufruídos por todos os segmentos da sociedade.
Leitura e interpretação de texto
2
H-02- Observar e reconhecer os diferentes elementos constituídos de uma dada paisagem
Leitura de imagens
3
Identificar as novas condições geográficas vinculadas ao desenvolvimento da tecnologia de comunicação, essencial no processo de globalização
Leitura e interpretação de texto
4
Identificar os continentes
Leitura de mapas
5
 H-12- Analisar criticamente implicações socioambientais resultantes das formas predatórias de utilização dos recursos naturais.
Leitura e interpretação de texto e charge
6
D-31-Interpretar em gráficos  diferentes fenômenos geográficos.
7
H-26 -Reconhecer o significado da legenda para a representação dos fenômenos geográficos.
Leitura e interpretação de mapas
8
H-02-Observar e reconhecer os diferentes elementos constitutivos de uma dada paisagem
Descrever as múltiplas paisagens do seu lugar de vivência




AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – 2014 - RESULTADOS

6ºA
NOMES / QUESTÕES
1
2
3
4
5
6
7
8

A
B
C
D
A
B
C
D
A
B
C
D
A
B
C
D
A
B
C
D
A
B
C
D
A
B

1.         



























2.         



























3.         



























4.         



























5.         



























6.         



























7.         



























8.         



























9.         



























10.      



























11.      



























12.      



























13.      



























14.      



























15.      



























16.      



























17.      



























18.      



























19.      



























20.      



























21.      



























22.      



























23.      



























24.      



























25.      



























26.      



























27.      



























28.      



























29.      



























30.      



























31.      



























32.      



























33.      



























34.      



























35.      



























36.      























































TOTAL




































  















Nenhum comentário:

Postar um comentário