segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

SUGESTÃO DE BLOGS , SITES E COMUNIDADES

1-Música em sala de aula - http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics.aspx?cmm=56261941
2- Histórias para crianças - http://www.alzirazulmira.com/index1.html
3- Para professores de Educação Infantil e Fundamental I - http://professorachris.blogspot.com
4- Histórias, folclores – www.jangadabrasil.com.br
5- Textos sobre a crise do lixo e possíveis soluções – www.reciclabrasil.com.br
6- Sobre geografia – www.geomundo.com.br
7-Dobraduras- baudasdobraduras.blogspot.com
8-Educação infantil- cantinhodosaber.blog.terra.com.br
9-Educação infantil, música , enfeites – rosemairessantana.blogspot.com
10-Sobre alfabetização – tatiana-alfabetização.blogspot.com
11- Lendas,mitos, poesias – http://www.lendorelendogabi.com/
12-Sobre transtornos de déficit de atenção e hiperatividade – http://www.universotdah.com.br/
13-Sobre alfabetização - diariodaprofaglauce.blogspot.com
14- Educação infantil - vamoseducar.blogspot.com

DINÂMICA

Fiz com os meus alunos esse ano .

Séries:6ª e 7ª série
Objetivo: comunicar-se,desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas, ajudar ao próximo.
Material necessário: uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.
Descrição da dinâmica: o coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem.A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome no espaço em branco.
Questões (sugestões, pode ser alterada conforme o grupo):

1- Alguém com a mesma cor de olhos que os seus:______
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes:________
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade:________
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras:__________
5. Alguém que use óculos:______
6. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua_____
7. Alguém que goste de verde-abacate:_____
8. Alguém que tenha a mesma idade que você:______
9. Alguém que esteja de meias azuis:_____
10. Alguém que tenha um animal de estimação diferente(qual?)._____
11.Alguém que esteja com a unha do pé pintada:________
12-Alguém que nasceu no mês que você:__________
13.Alguém mais alta que você;_________
14.Alguém que use o mesmo número de sapatos que você:______

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Relação entre os lugares

Objetivo: - Levar o aluno a conhecer e localizar os diferentes e distantes lugares de onde partem os produtos que chegam até as nossas casas; Diferenciar produto e marcas de produtos.
O que espero do aluno: Que ele aprenda a ler as embalagens dos produtos; a localizar no mapa os lugares selecionados; a montar e a ler uma tabela e um gráfico;
Desenvolvimento: - levar embalagens de produtos variados para aula;
montar uma tabela no caderno;localizar as informações nas embalagens ( nome do produto, empresa que produz, município e estado onde foi produzido ); trabalhar individualmente e em grupo ao mesmo tempo ( os alunos podem se organizar a vontade, em duplas ou grupos, mas cada aluno tem que ter o exercício no caderno); os alunos podem e devem trocar embalagens e informações ( é permitido o andar pela sala, para que eles troquem informações );montar um gráfico com as suas informações ( individual e caderno – dados da tabela, marcar apenas estados );

a-)Primeira conclusão ( Responder as questões );
-Formar grupos ( de 8 a 10 alunos ) para montar uma nova tabela, agora com os municípios do estado mais citado ( prestar atenção para não marcar duas vezes o mesmo produto que foi utilizado por dois ou mais alunos );
-Localizar no mapa do estado ( mapa grande ) os lugares;
- Fazer símbolos para localização;

Questões ( 1ª conclusão )
1-Qual foi o estado mais citado?
2-Por quê?
3-Quais estados não foram citados?
4-Será que eles não estão presentes em nosso dia-a-dia?
5-O que eles (estados não citados )produzem ? (pesquisa )

b-) Segunda conclusão
Questões ( 2ª conclusão )
1-Qual foi o município mais citado?
2- Por quê?
3- Qual região foi a mais citada?
4-Moramos próximos ou não dessa região?
5-As embalagens usadas no exercício eram de quais tipos de produtos?
6-Esses produtos precisam ou não estar perto de seus consumidores?
7-Como vocês acham que eles chegaram até as nossas casas? ( meio de transportes )

O LUGAR ONDE MORAMOS

Atividade sugerida no livro didático Geografia-Construindo Consciências de Valquíria Pires e Beluce Bellucci da Editora Scipione, 5ª série.

Objetivo: Conhecer melhor as características do lugar onde vivemos.
O que espero do aluno: Aprenda a coletar, registrar e analisar informações.
Desenvolvimento: Responder as questões; Registrar as respostas; Montar o gráfico e Conclusão.

A atividade será realizada em folha separada.
1-Sua escola localiza-se:
a-) no mesmo bairro da sua casa
b-) no bairro vizinho de onde você mora
c-) em um bairro distante da sua casa

2-Próximo à sua casa:
a-) há um rio limpo e sem poluição
b-) há um rio poluído
c-) não existem rios

3-No caminho que você faz da sua casa até a escola, existem:
a-) muitas árvores
b-) poucas árvores
c-) quase nenhum árvore

4-No lugar onde você mora há:
a-) um grande movimento de pessoas e de veículos
b-) um pequeno movimento de pessoas e de veículos

5-Você gosta do lugar onde vive?
a-) gosto muito
b-) gosto apenas de algumas coisas
c-) não gosto

6-Você mora em:
a-) casa
b-) apartamento

7-Você vem para à escola:
a-) à pé
b-) de bicicleta
c-) de carro
d-) de transporte escolar
e-) ônibus

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

NOVAS DINÂMICAS

No site abaixo é possível encontrar outras dinâmicas interessantes, acessem:
www.dinamicagratis.zip.net

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O JOGO DAS PLACAS

Uma atividade que faço e faz o maior sucesso é uma "avaliação de grupo", o jogo das placas.Adaptei essa atividade que li em um livro didático alguns anos atrás e é assim:
1- Os alunos formam os grupos ( de preferência de 4 alunos, não mais e não menos do que três );
2- Cada equipe faz quatro placas ( VV, FF, FV, VF ) - V é verdadeiro e F , falso;
3- Em quanto isso faço na lousa um quadro onde vou marcar os pontos dos grupos ( na horizontal os pontos 1 a 10 e na vertical os números dos grupos 1,2,3,...);
4- Na sequência explico as regras para todos :
a- Silêncio para ouvir as questões e para o colega do grupo do lado não escutar a resposta;
b- As questões serão lidas duas vezes e só depois pode ocorrer a discussão de qual é a resposta;
c- Cada questão tem duas afirmações que podem ser falsas ou verdadeiras e dou um exemplo ( a-) A capital do Brasil é Rio de Janeiro b-) A capital de Minas Gerais é Belo Horizonte);
d- Após discutirem devem escolher uma placa para levantar após o meu sinal ( no meu exemplo acima seria a placa FV );
e- Só pode levantar a placa no meu sinal , ou seja, após o 3 e todos devem levantar apenas uma placa e ao mesmo tempo, caso contrário o grupo perde o ponto;
f- O grupo que acertar a resposta fica com a mão levantada até a marcação do ponto na lousa.
g- Não pode gritar ou bater em carteiras;
5-Uso um contéudo para fazer esse jogo, geralmente Brasil ( estados e capitais ).Nesse caso há sempre um mapa em branco ou com alguns números que uso nas afirmações.
6- O objetivo dessa avaliação não é o contéudo, apesar dele ser cobrado e sim o trabalho em grupo.Com sempre os "bons" alunos formam suas panelas, pois estudaram e os "pestinhas" ninguém quer no grupo e aí formam "aquele grupo"!É comum o grupo dos "pestinhas" irem melhor sem estudar na avaliação do que os bons alunos, sabe por que?Os "bons" alunos muitas vezes não sabem trabalhar em grupo e brigas são comuns.
7- Portanto outro objetivo é saber ouvir o próximo. ( Procuro deixar claro isso , pois como disse anteriormente, "bons " alunos nem sempre sabem dividir ou perder, é preciso trabalhar isso em sala de aula com todos )

Educação ambiental

Essa atividade ainda não coloquei em prática, irei faze-la agora esse ano, mas adorei assim que li.
Ela foi citada no material Vamos Cuidar do Brasil sobre a Conferência de Meio Ambiente na escola e assim:
1- Peguem dois tabuleiros de metal ou plástico.Furem ambos em uma das laterais menores, bem perto do fundo.Vedem esse furo com uma pedra, rolha ou tampa.
2- Coloquem terra nos dois tabuleiros até quase a borda.Em um deles, semeiem plantinhas de fácil crescimento - pode ser capim, alpiste, milho, etc de rápido crescimento.Deixem em um local onde haja sol pelo menos algumas horas por dia, para facilitar o crescimento das plantas, e reguem sempre que necessário.Guardem o outro tabuleiro sem sementes.
3- Quando as plantas do primeiro tabuleiro tiverem crescido cerca de 1 palmo de altura, coloquem os dois, um ao lado do outro, com uma leve inclinação, deixando o furo tampado na parte da frente.
4- Demonstração. Despejem bastante água com regador em cima dos tabuleiros, simulando uma boa chuva.Observem como a água escorre sobre a terra e parte dela escoa para fora, pela lateral mais baixa dos tabuleiros.No plantado, ela sairá limpída, em menor quantidade.No outro, sairá em maior quantidade ( enxurrada) e turva ( lixiviação).
5- Discussão.Depois de regar, esperem uns 15 minutos, destampem o furo e verifiquem que se há água que drenou para o fundo do tabuleiro.Observem a diferença da água que sai pelo furo.No tabuleiro com a cobertura vegetal , ela é em maior quantidade ( penetrou no solo) e límpida.No outro, a água é pouquinha e turva. Podemos concluir que o solo se mantém melhor no tabuleiro que tem cobertura vegetal.No outro,a água, em vez de penetrar no solo, causa mais erosão - que é uma perda do solo - e fica poluída ( barrenta).Com essa simulação de chuva em dois tipos de terrenos comprova-se alguns fatos:
- se o solo está exposto a chuva pode provocar perda de fertilidade;- como se dá o turvamento das águas e o assoreamento dos rios;- como as matas ciliares permitem a drenagem da água da chuva, que entra mais limpa nos rios.Pode-se fazer um terceiro tabuleiro, impermeável, com a terra bem socada e coberta por piche ou tinta plástica, para demonstar que, com o solo asfaltado, as enxurrdas e enchentes aumentam, carregando lixo para os rios.

Dinâmicas para o 1° dia

Dinâmicas para o 1° dia de aula
1ª DINÂMICAMaterial utilizado: Uma caixa de presente com pirulito
Aqui há um presente que devemos dar a pessoa mais ELEGANTE do grupo. Mas como sua elegância não permite que carregue pacotes, mesmo sendo um presente, você deve entrega-lo a pessoa mais COMUNICATIVA. Como você é muito falante não terá tempo para abrir o presente, por isso deverá entregá-lo a pessoa mais SIMPÁTICA. Como você irradia muita simpatia, terá que conversar com todos aqui e deverá dar o presente a pessoa mais ALEGRE. Mas como você brinca constantemente e gosta de pegar no pé, e para pegar no pé precisa das mãos, não poderá abrir o presente, ofereça-o a pessoa mais AGITADA. Como você gosta de fazer tudo apressado e para que não brigue conosco por ter lhe dado o presente, passe-o correndo para a pessoa mais TÍMIDA. Por ser envergonhada e por isso ficou vermelha, não tendo coragem de levantar-se e vir até aqui, deverá dar o presente a mais BONITA. Por seres a mais bela e por esse motivo tens muitos admiradores, não terás tempo para abrir o presente, repasse-o para pessoa mais COLABORADORA. Como você passa muito tempo ajudando e não tem tempo para pensar em si, não se importará de passar para a pessoa mais FORTE. Como você é muito forte e deve ter muitas coisas para carregar, passe o presente para a pessoa mais SONHADORA. Como você esta com a cabeça nas nuvens, pode até se esquecer do presente, então passe logo para a pessoa mais DORMINHOCA. Como você é a pessoa mais dorminhoca não vai ter tempo para ver o presente, pois só pensa em dormir, então passa para a pessoa mais RELIGIOSA.Como você é muito religiosa e precisa estar com suas orações em dia, não terá tempo para ver o presente, então passe para a pessoa mais PAQUERADORA. Como você é a pessoa que gosta de paquerar não terá tempo para abrir o presente, pois seus olhos estão ocupados, então passe para a pessoa mais CORAJOSA. Como você não tem medo de nada e se arrisca muito, passe logo para a mais COLABORADORA. Como você colabora com todo mundo, vai se esquecer de abrir este presente, então passe logo para a pessoa mais CRIATIVA. Como você é muito criativo e esta sempre imaginando inovações passe para pessoa mais HARMONIOSA. Como você esta promovendo integração entre as pessoas, não poderá abrir o presente, então passe para a pessoa mais INTELECTUAL. Como você passa muito tempo lendo e não se interessa pelo nosso presente, repasse para a pessoa mais PRESTATIVA. Como você passa o tempo todo ajudando os outros e não tem tempo de pensar em si, passe para a pessoa mais DEDICADA. Como você esta sempre ocupada e se dedicando nos seus afazeres, passe para a pessoa mais BRIGUENTA. Como você gosta de reclamar de tudo e para que não brigue conosco por ter lhe dado o presente, passe para o a pessoa MAGRA. Como você é muito magrinha e não tem força suficiente para carregar uma caixa, passará o presente para o mais GULOSO. Como você come muito e ao mesmo tempo não é egoísta, sempre oferecendo seu lanche aos seus colegas, você foi escolhido para abrir o presente, mas terá que distribuí-lo com todos os membros do grupo.
Detalhe: a primeira pessoa escolhida, no caso a mais ELEGANTE, é escolhida pela sala inteira ou através de um sorteio.
2ª DINÂMICA
É bem parecida com a anterior e pode ser adaptada conforme necessário.
Material utilizado: Caixa de presente e pirulitos (balas, mensagens ou outro tipo de material a sua escolha). O tempo estimado: 20 min
DE QUEM SERÁ O PRESENTE?- Sorteio de uma pessoa escolhida pelo grupo como sendo a mais AMIGA.
1. Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente. Ele simboliza a compreensão, a confraternização e a amizade que temos e ampliaremos durante este ano. Mas o presente não será seu. Observe os amigos e aquele que considera mais ORGANIZADO será o ganhador dele.
2. A organização é algo de grande valor e você é possuidor desta grande virtude, como precisa de muito tempo para se organizar, irá levantar-se para entregar este presente ao amigo que você considera o mais FELIZ entre os presentes.
3. Quem Bom! Você é considerado a pessoa mais feliz deste local. Construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de todos nós. Apesar disso o presente ainda não será seu. O entregue para uma pessoa que em sua opinião é muito MEIGA.
4. A meiguice é algo muito raro, e segundo seu amigo você a possui, parabéns. Mas o presente ainda não será seu. E você com seu jeito amigo não ira fazer questão de entregá-lo a quem você acha mais EXTROVERTIDO.
5. Por ter este jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhido para receber este presente, mas infelizmente ele não é seu, passe-o para quem você considera muito CORAJOSO (A).
6. Você foi contemplada com este presente, e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual você foi escolhida para recebê-lo, o entregue para quem você acha mais INTELIGENTE.
7. A inteligência nos foi dada por Deus, parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade muitas vezes os impede que desenvolvam sua inteligencia.Entregue para alguém que tenha um SORRISO maravilhoso.8. Para comemorar a escolha distribua vários sorrisos aos amigos, o mundo está tão amargo e para melhorar um pouco necessitamos de pessoas simpáticas como você. Parabéns pela simpatia, não fique triste, o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais DINÂMICA.
9. Dinamismo é a fortaleza, coragem, compromisso e energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Precisamos de pessoas como você, parabéns, mas passe o presente a quem você acha mais SOLIDÁRIO.
10. Solidariedade é a coisa rara no mundo em que vivemos com tantas pessoas egocêntricas que são pensam em si mesmo. Você está de parabéns por ser solidário com seus colegas, mas o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais ALEGRE.
11. Alegria! Neste ano, você poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver, pessoas alegres como você transmitem otimismo e alto astral. Com sua alegria passe o presente a quem você acha mais ELEGANTE.
12. Parabéns a elegância completa a citação humana e sua presença se torna mais marcante, mas o presente não será seu, passe-o para aquele amigo que você acha mais TÍMIDO.
13. Você foi escolhido como o amigo mais tímido e é muito bom ter você com a gente neste momento. Mas o presente também não será seu, passe-o para o amigo que você considera mais FORTE.
14. Que legal! Você foi escolhido como sendo o amigo mais forte do grupo. Esperamos que com essa sua qualidade, possa nos ajudar quando precisarmos de você. Mas entendemos que você deve possuir muitas coisas para carregar, e assim não possui tempo para abrir o presente, o entregue então à pessoa mais BRIGUENTA.
15. Ficamos muito felizes de ter você conosco neste momento, e esperamos que use esta sua vontade de brigar, para lutar de maneira que alcance seus objetivos e brigue sempre por eles quando for necessário. Mas o presente não será seu, passe-o para quem lhe TRANSMITE PAZ.16. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta riqueza, parabéns! Você está fazendo falta as grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. O presente é seu! Pode abri-lo. Com muita paz, abra o presente e passe-o a todos os seus amigos e deseje-lhes em nome de todos nós, muita paz e boas energias durante mais este ano.
3 -DINÂMICA: "Auxílio mútuo"
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida.
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao aoutro que seremos ajudados.
4-DINÂMICA: "O feitiço virou contra o feiticeiro"
Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si.
Material: papel e caneta.
Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu. "não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si" Respeito ao próximo.
5-DINÂMICA
Objetivo:Mostrar como é importante a atenção para com a pessoa que está falando .
Material: Papéis com as seguintes frases: Frase 1-"Não dê atenção a pessoa que está na sua frente"; Frase 2-"Mostre bastante interesse ao que a pessoa á sua frente está dizendo".
Procedimento:Forma-se uma roda onde cada pessoa senta uma de frente para outra; Uma das pessoas recebe uma das frases , e não deve falar para o colega ;A pessoa que não recebeu a frase deve falar , enquanto a outra deve apenas ouvir; Começar após o sinal e seguir por cerca de 5 minutos.
A pessoa que terá atenção ficará feliz, no entanto aquela em que seu parceiro não dava atenção, fica furiosa, se sentido mal.Vale a pena a discussão

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sobre minerais em nossa casa

Mais uma atividade usando a tecnologia.
O site foi usado para fechamento do tema minerais. Ele traz uma casa onde os alunos podem passear por ela. Clicando em seus objetos ou construção descobrem quais minerais ali estão presentes.
Site: www.ofitexto.com.br/5pedrinhas/atividade/index.html

A Terra a noite

Outra atividade na sala de informática.
Usei o site http://visibleearth.nasa.gov/view_rec.php?id=1438 para mostrar a Terra à noite para os alunos .
Através da imagem foram feitos questionamentos, como:
- O que está sendo mostrado na imagem?
- O que isso significa?
- O que faz com que isso aconteça?
- O nosso país, como está?
- Dê o nome das regiões ( iluminadas ou não).
- É possível a Terra estar na escuridão totalmente no mesmo instante?
- Como essa imagem foi feita?
-Por que será que ela está nesse site?
Trabalho essa imagem após alguns temas, como:fontes de energia, urbanização, industrialização.E uso com turmas de 8 ° ano até ensino médio.
Outra sugestão é a produção de texto em dupla ou grupo após a análise da imagem como um fechamento de um tema.

Uso da informática

A atividade abaixo usei o site www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br para realizá-la.

Como fazer:
1- Passar na sala o site para os alunos;
2- Acessar o site , a página aberta trás o mapa do Brasil visto do espaço ( aqui dá para trabalhar várias coisas, entre elas , como o mapa foi feito, o que as cores representam, etc. Tudo isso oralmente );
3-Peço para clicar no nosso estado ( localização );
4-Mas uma vez trabalho oralmente com eles ( o que são essas linhas, cores...)
5- Buscar o nosso município ( e continua os questionamentos oral...)
6- Buscar a capital ( caso esse seja o seu município, troque por município onde a atividade agropecuária seja predominante)
7- Deixo-os livre para vasculhar o mapa ( outros estados e municípios ) eles adoram! Não deixe de acompanhar e tirar dúvidas .
8- Os alunos não fazem registros escrito da atividade

Gráficos- População Rural e Urbana

Essa atividade assim como a anterior tem partes adaptadas do mesmo material , ou seja, Ensinar e Aprender utilizado pelo Governo de São Paulo no Projeto de Correção de Fluxo.

Ela consiste em transformar os dados da tabela em gráficos de linhas.
Objetivo : trabalhar com régua ( já que alguns alunos possuem uma dificuldade enorme ), com leitura de gráfico e tabela.

Como fazer:
1- Passar a tabela na lousa ( geralmente passo a população rural com uma cor e urbana com outra, para facilitar na hora da construção do gráfico );
2- Ensino como fazer o "esqueleto" do gráfico ( 10 cm na horizontal - marca de 2 em 2 cm para os anos e 10 cm na vertical - marca de 1 em 1 cm para a porcentagem);
3- Monto com eles o gráfico do Brasil e explico quando ocorre a inversão das populações rurais e urbanas ( momento do cruzamento das linhas ), quanto ao que vai ocorrendo durante a construção do gráfico, em relação aos dados, nem precisa comentar, eles mesmos o fazem durante a aula.
4- Eles montam os outros cinco gráficos sozinhos ( cada um faz o seu, mas podem sentar em "panelas" e conversar, assim um ajuda o outro)
5- Quanto a ajuda, como disse anteriormente, alguns alunos tem uma dificuldade tremenda de usar a ferramenta Régua e é necessário paciência e vontade nossa para ensinar, outros então,adoram ser os ajudantes (aliás brigam para ajudar!)


*** não consegui , no momento postar a tabela, mas tem no site do IBGE, ou em livros didáticos de geografia.
BRASIL:distribuição da população rural e urbana segundo as grandes regiões ( em porcentagem)

Atividade sobre migração

Essa atividade é adaptada do material Ensinar e Aprender -Geografia que foi utilizado no projeto de Correção de Fluxo em São Paulo.
O tema é migração e trabalho ocorre da seguinte maneira:
1- Os alunos sentam em duplas ou pequenos grupos ( deixe-os a vontade para arrumarem os parceiros);
2- Entrega-se os textos ( 1 e 2 ) para primeira leitura (que pode ser em feita pelo professor ou não );
3- Orientar a primeira etapa ( linha do tempo* );
4- Feita a primeira etapa passar para as próximas ;
5- O professor deve sempre estar passando pelos grupos para auxiliá-los ( principalmente no texto 2 ).

* A linha do tempo - Os alunos devem fazer uma linha do tempo para a história 1 e outra separada para a história 2.Depois fazer uma única linha do tempo com as duas histórias.

História de Vida 1 –
Depoimento de João Silva Souza
(aluno trabalhador de curso noturno)

No ano de 1962 foi o meu nascimento, no município de Batatais,SP.Morei nessa cidade até 1966, e depois o meu pai resolveu migrar para a cidade de Mococa, no mesmo estado.
Sendo o meu pai agricultor, ele trabalhava na lavoura de café, milho e feijão.
Eu e mais quatro irmãos moramos nessa região até o ano de 1981.
Devido às terras terem ficado sem força de produzir, o pai resolveu vender a propriedade que ele tinha e comprou outra no estado vizinho ( Minas Gerais, Guaxupé).
No ano de 1981, migramos para esse território e moramos ali por um período de 10 anos.
Nesse espaço de dez anos as terras eram muito boas, de ótima produção.Achamos que dali nós não precisávamos mudar mais.
Mas, as terras perderam a fertilidade, aumentaram os gastos, com menos lucros; para obter um lucro maior , era preciso corrigir o solo, com calcário e muitos fertilizantes.nós queríamos fazer essa tentativa, mas era só prejuízo, porque os preços das lavouras colhidas eram muito baixos.
O governo, tanto Federal quanto Estadual, não dava o preço na agricultura.Só no ano que faltava mercadoria para a exportação pagavam um pouco mais.As lavouras eram soja,milho, mandioca...
E assim em 1991, o único jeito foi vender a propriedade.Não houve mais alternativa para nós na lavoura.
E mudamos aqui para esta cidade( Franca), onde estamos trabalhando com calçados , até o dia de hoje, no ano de 2004.

História de Vida 2 –
Depoimento de José Carlos dos Santos, em 2003
(aluno trabalhador de curso noturno)

Nasci em uma fazenda no interior de São Paulo, no dia 16/08/1972. Eu era o quarto entre os cinco irmãos de minha família.Fui registrado no município de Pirajuí, São Paulo.
Depois meus pais foram para um sítio, trabalhar na agricultura, em um outro município, Garça (SP).Ficamos lá até os meus quatro anos.
O meu pai, pensando em melhorar a vida de nossa família, resolveu que mudaríamos novamente.Desta vez para Bauru. A lida com a lavoura não era fácil, quando não era seca era chuva demais e quando o tempo era bom, os preços dos produtos colhidos mal davam para pagar as despesas.isso deixou meu pai desanimado.
Eu já estava com dez anos, quando meu pai resolveu mudar para a cidade.
Trabalhei como entregador de jornais, ajudante de mecânico, guarda-mirim e até contínuo em um banco.
Meu irmão já tinha vindo para Piracicaba, a procura de melhora.E eu resolvi vir também.
Cheguei aqui em setembro de 1985.No dia seguinte fui a uma Fábrica de Papel e Papelão.
Comecei a trabalhar como ajudante de produção, e depois, com o tempo fui promovido como auxiliar químico.Eu era esforçado e queria aprender mais, , fui em frente.
Apareceu a oportunidade de ser encarregado de produção.Eu era jovem, mas tinha a confiança e o apoio dos meus superiores.fui melhorando e adquirindo experiência prática dentro da empresa.
Trabalhei muito e recebi uma promoção, o cargo de gerente de produção.
Atualmente estou terminando o Telecurso 2000 Ensino Médio.Estou encarando com seriedade, para me aprimorar como pessoa e como profissional.

Etapas:
1-Marque na linha do tempo os principais fatos narrados por João.Não se esqueça de indicar os diferentes lugares onde os fatos aconteceram.
2-Faça agora um anova linha do tempo agora com a vida de José.
3- Responda:
Época das migrações: João __________________ José___________
Época do êxodo rural:João____________ José ________
4- Motivo das migrações
João ________ José ________
5-Em busca de melhores condições de vida e trabalho João e José e suas famílias viveram em diversos municípios.Consultando um mapa político do estado de São Paulo, indique no mapa ( que pode ser copiado com folha de seda ) os municípios mencionados nos textos e trace os caminhos percorrido pelos personagens.Não se esqueça de traçar cada família com uma cor diferente, além de colocar um nome no mapa.
Tempo previsto: 3 a 4 aulas
Objetivos: Trabalho em equipes ( ouvir , ajudar o colega), trabalhar a leitura e retirar informações do texto ( que nem sempre estão "na cara" ) .
Espero comentários, tá bom!